• Comunicação Rech

Você Sabe o Significado das Flores em Velórios?

A tradição de levar flores como uma última homenagem à pessoa querida é muito antiga. Nos tempos mais remotos, as plantas como hortelã eram utilizadas nos velórios juntamente com as flores como uma forma de disfarçar o odor do corpo em decomposição.


Antes mesmo da igreja se estabelecer, as flores já faziam parte dos velórios, como uma última homenagem para alguém querido.


Antes da igreja marcar presença forte na cultura brasileira, os velórios eram realizados na casa da pessoa que faleceu, tradição essa que ainda é presente em algumas cidades interioranas brasileiras.


Como uma forma de prestar homenagem, as pessoas se deslocavam para o velório na casa de seus amigos levando flores.


Atualmente, os velórios já não acontecem mais nas salas das casas, no entanto, a presença das flores como uma última homenagem se manteve forte.

Até mesmo quem não pode comparecer ao velório e sepultamento costuma enviar uma coroa de flores como uma forma de prestar sua última homenagem.

Porque as Flores Possuem Formato de Coroa?


A coroa é um símbolo que tem forma geométrica ligada ao infinito, por isso, em algumas culturas e religiões a coroa possui a simbologia do próprio Deus.

Em várias culturas as flores são usadas em velórios porque elas estão intimamente ligadas com o ciclo da vida.


Na natureza as flores desempenham o papel importante de manter a manutenção da vida e do equilíbrio.


Esse significado se estende para a situação dos velórios, em que as flores significam um novo começo do espírito e da alma.


Além disso, as flores demonstram que aquela pessoa foi querida por seus amigos e familiares, que estão reunidos para prestar sua última homenagem.


Cada tipo de flor tende a apresentar um significado, por isso, escolher qual fará parte da composição da coroa é também um cuidado, entenda melhor o significado das flores!

Crisântemo

De origem asiática, o nome dessa flor significa “flor de ouro”, representando sinceridade, perfeição, felicidade e vida completa. Esta é uma das flores mais utilizadas em velórios e datas como o dia de finados.


Antúrio

Originária da Colômbia essa flor é mais exótica e geralmente é utilizada em velórios de senhores. Essa é uma flor que representa autoridade, fortuna, confiança e desapego.


Copo de Leite

De origem Africana, essa flor branca costuma estar associada à pureza e ao sentimento de calma e paz.


Caso a família deseja jogar rosas sobre o caixão durante o sepultamento, levamos essas flores para que a família não tenha que se preocupar com nada é também uma forma de cuidar e prestar uma última homenagem bastante carinhosa.