• Comunicação Rech

Lembranças boas: Como elas melhoram nosso estado de espírito

Manter vivas as recordações que nos deixaram felizes no passado é um caminho para que a felicidade também se faça presente no momento atual. Além disso, olhar para trás com carinho significa tirar importantes lições que servem para melhorar a nossa percepção sobre a própria vida e sua relação com a morte.




POR QUE DEIXAMOS AS LEMBRANÇAS BOAS DE LADO?


Muitos motivos nos levam a esquecer boas experiências. O estresse do dia a dia e o pessimismo diante da vida são dois dos principais. É muito fácil deixarmos de lado lembranças positivas para nos concentrarmos em aspectos negativos daquilo que vivemos no passado ou até mesmo no presente.


Algumas pessoas também se deixam levar por mágoas. Por isso, forçam o esquecimento de boas memórias por acharem que assim poderão seguir em frente com facilidade. Quem nunca se decepcionou com alguém querido e, para se sentir melhor, tentou focar nos defeitos dessa pessoa e ignorar ou distorcer suas qualidades

Isso é normal, mas nem sempre é a melhor opção. Quanto mais nos esforçamos para valorizar cada experiência — boa ou ruim — como uma oportunidade de crescimento, mais aprendemos a aproveitar a vida. Além disso, encarar todos os períodos com pessoas de nosso convívio como fontes de momentos memoráveis é um importante gatilho para a paz de espírito.

COMO REGISTRAR BOAS MEMÓRIAS COM ENTES QUERIDOS?


Como você viu, as lembranças boas são armas poderosas para aprender a viver melhor. Elas também ajudam a enfrentar a dor do luto, afinal, é quase como se possibilitassem uma viagem no tempo — revisitar memórias é o mesmo que, de repente, ter ao seu lado a pessoa querida que se foi.

Mas como fazer para extrair o melhor de cada experiência, de modo que as recordações sejam valiosas e permaneçam vivas por mais tempo? Nem sempre é fácil fazer isso, especialmente quando parece que os dias correm cada vez mais acelerados. No entanto, algumas atitudes podem ajudar!


VIVA CADA MOMENTO COM INTENSIDADE

Um dos segredos para a felicidade é estar presente no aqui e no agora. Dê um grande significado para cada momento vivido, transformando-o em uma rica experiência. Para isso, deixe cada preocupação em seu devido lugar e dê o máximo em tudo o que fizer, principalmente quando estiver ao lado de pessoas amadas.

GUARDE SUAS RECORDAÇÕES

Dar uma ajudinha para a memória não tira em nada a beleza das lembranças boas. Quem nunca se emocionou ao ver uma imagem antiga ou um vídeo de infância? O cuidado de registrar momentos marcantes pode significar muito para o seu eu do futuro. Então, tire fotos, guarde objetos que remetem a experiências e grave pequenos filmes

DIVIDA AS EXPERIÊNCIAS

Lembranças são ainda mais especiais quando compartilhadas. Seja para um amigo confidente, no colo da mãe ou no diário secreto, procure exteriorizar vivências que marcaram quem você é. Se acabou de perder alguém querido, conte sobre suas experiências para a pessoa que está ouvindo — isso ajuda a ver a passagem de quem se foi com mais carinho e gratidão.


_________________

Funerária Rech

www.organizacoesrech.com