• Comunicação Rech

Dicas para amenizar a dor da perda

A dor da perda de um ente querido é, certamente, um dos mais profundos sofrimentos experimentados pelo ser humano. O choque inicial, a dificuldade em acreditar que nunca mais verá a pessoa amada, o sentimento de impotência, a falta de entendimento, o desânimo para com a própria vida, a saudade que sufoca.


Listamos aqui 7 ações podem ajudar a minimizar o sentimento de tristeza e a enfrentar a dor diariamente para continuar a ser forte enquanto o tempo se encarrega de fechar as feridas.




1. VIVA O LUTO>> Entregue-se ao momento e entenda, por mais difícil que isso pareça agora, que a tristeza vai diminuir com o tempo. Por isso, chore, grite, lamente-se! 2. COMPARTILHE A DOR >> Compartilhar o que está sentindo, mesmo a raiva ou a incompreensão, é uma forma de exteriorizar a dor da perda e encontrar apoio em outras pessoas que entendem a sua angústia. 3. CUIDE DA SAÚDE >> É preciso atenção especial quando a dor emocional vem acompanhada de outros sintomas, incluindo dores no corpo e baixa na imunidade. Prezar pela saúde do corpo é fundamental para evitar que o abatimento seja ainda mais crítico. 4. BUSQUE AJUDA PSICOLÓGICA >> Além de ouvirem sobre seus sentimentos, esses profissionais conhecem as melhores formas de lidar com as facetas do luto — a falta de aceitação, a saudade imensa, a perda de vontade de viver. 5. FOQUE NAS BOAS MEMÓRIAS >> As palavras de carinho, os abraços apertados, cada experiência compartilhada, os sonhos confidenciados. Tudo isso é tão lindo e tão grandioso que merece ser mais lembrado do que a tristeza de não a ter mais por perto. 6. REORGANIZE A SUA VIDA >> Volte aos seus afazeres cotidianos, ocupe a cabeça e engaje-se em novos projetos. Aquele parente ou amigo amado que se foi sempre vai ter um lugar reservado no seu coração. No entanto, é preciso lembrar que outras pessoas precisam da sua presença de alguma forma, e que você deve a si mesmo a chance de recomeçar. 7. NÃO SE CULPE POR SUPERAR O LUTO >> Em determinado momento, a tristeza se tornará latente, e você não precisa envergonhar-se de admitir isso. De maneira alguma, seu amor será menor: isso só significa que você está reaprendendo a viver mesmo com a falta daquela pessoa — certamente ela gostaria de vê-lo sorrindo de novo.


Se você ou algum conhecido está passando por um momento delicado e quer deixar sua sugestão ou seu depoimento de superação, escreva nos comentários.

Funerária Rech Sobradinho e Arroio do Tigre www.organizacoesrech.com